De acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), referentes a safra 2020, o Brasil consome atualmente 12 milhões de toneladas de trigo. Deste total, o país produz 6,2 milhões de toneladas. No último ano, foi preciso importar 6,8 milhões de toneladas.
O Estado do Paraná é o principal produtor do trigo, com volume de 50% da produção nacional. A cultura ocupa 1,12 milhões de hectares. O Moinho Globo, um dos mais tradicionais do estado, lançou em outubro o ‘Projeto Germinar’. O objetivo da iniciativa é ampliar áreas de cultivo.
A presidente da empresa, Paloma Venturelli, concedeu entrevista ao programa “Agricultura BR”, do Canal do Boi, de ontem (25), para falar da iniciativa.
“O Brasil é altamente dependente do mercado internacional para abastecer trigo para termos o ‘pãozinho nosso de cada dia’. Pensando nisso e no incentivo dessa cultura, o programa busca parcerias, fazer o fomento e incentivar produtor rural para que ele acredite na cultura do trigo. As variedades das cultivares do trigo, dos últimos anos, se desenvolveram muito, tem altíssima qualidade, são muito mais resistentes e com maior produtividade. Nós queremos trazer e valorizar a cultura no país”, explica a presidente.
Foto: Wenderson AraujoTrlux.